7 de maio de 2015 pbrenner

O que é a Gestalt?

A Gestalt-terapia foi criada por Fritz Perls e alguns psicoterapeutas na década de 1950. Fritz, era muito crítico a filosofia freudiana e aos seus métodos, pois considerava voltado ao passado e muito interpretativo. Então, propôs uma terapia centrada no presente (aqui-agora) e na experiência genuína do sujeito envolvendo a sua totalidade (corpo, pensamentos, emoções e sensações) e tudo o que está presente naquele momento, também chamado de “Campo de experiência” único daquela pessoa, com todos os seus valores e significados. “Gestalt” é uma palavra alemã que significa “Configuração”, o que pode ser interpretado como “a forma como cada ser estrutura a percepção de si mesmo e do mundo”.
A relação que se estabelece entre o terapeuta e o paciente é fundamental na Gestalt-terapia. Procura-se construir uma relação genuína, através do diálogo de pessoa para pessoa, que no decorrer do tempo, pouco a pouco, o paciente começa a ampliar a sua percepção e atribui seus próprios significados.
Dessa forma, qualquer sintoma (depressão, ansiedade, disturbios psicossomáticos, pânico…) vai sendo interpretado como um “sinal” do corpo, que poderá ser reinterpretado e utilizado na procura de uma auto-regulação mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

Horário de Atendimento - De Segunda a Sexta, das 8:00h as 21:00h

whatsapp
(47) 9902-3658.